Histórico

O Curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Católica de Pernambuco é um dos mais antigos do Nordeste do Brasil. Nascido antes mesmo da própria Universidade Católica de Pernambuco, o curso de Química surgiu no dia 18 de abril de 1943 com a criação da Faculdade de Filosofia Manoel da Nóbrega. A autorização do Conselho Federal de Educação foi dada em 1943 e o curso foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, em 1948, através do decreto Nº 25.129.

O currículo na época era composto por 18 (dezoito) disciplinas, todas ministradas anualmente, das quais 11 (onze) específicas de química e física. O Curso tinha uma duração mínima de três anos. A primeira turma foi composta por 6 (seis) alunos:

  • José Humberto e Moura Cavalcanti
  • Bento José da Silva Magalhães Neto
  • Antônio Nogueira de Lira
  • Edmundo de Moura Leite
  • Arnaldo Neves Roseira

Nesse período o curso teve como aluno, o já falecido (1928-2013) Prof. Ricardo de Carvalho Ferreira, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco, foi membro da Academia Brasileira de Ciências e presidente da Sociedade Brasileira de Química (1980-1982). O professor Ricardo Ferreira se graduou pela UNICAP em 1952 e foi um dos fundadores do atual Departamento de Química Fundamental da UFPE.

Figura 1. Laboratório de química analítica nos anos 60.

Em 1961, o Curso já apresentava uma nova matriz curricular, tendo 24 (vinte e quatro) disciplinas na grade e uma duração mínima de 4 (quatro) anos. Em 1963 o curso ofereceu 50 (cinquenta) vagas, mas só houve inscrição de 26 (trinta) candidatos para o vestibular. Em 1964, houve novamente uma alteração na estrutura curricular e, pela primeira vez, aparecem às disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Físico-Químicas e Espectroscopia de Compostos Orgânicos. Nesse período tanto o curso de Química, quanto os seus laboratórios estavam localizados na nova edificação da UNICAP (bloco A).

Figura 2. Laboratório de química inorgânica nos anos 60.

Laboratório de química inorgânica nos anos 60

Em 1968, são reabertas as inscrições para o vestibular e o curso passa a ter uma estrutura de Departamento de Química, que por sua vez fez a união entre os cursos de Química (Bacharelado e Industrial) com a Licenciatura em Química.

Figura 3. Alunos do curso de Química assistindo aula no Bloco D.

 

Nos anos 70, sob supervisão do professor Ed Paschoal Carrazoni a UNICAP inaugura um Bloco dedicado as Ciências e Tecnologias (Bloco D), dessa forma as atividades do recém-criado Departamento de Química foram transferidas para o novo local. Os Laboratórios de Química foram construídos no sexto andar (Físico-Química e Orgânica), sétimo andar (Química Geral I, II e Microbiologia) e oitavo andar (Química Analítica e Análises Químicas, esse último é o laboratório suporte para preparo de soluções e distribuição de materiais para as aulas práticas de química).

Figura 4. Laboratório de Análises Químicas. Na foto da esquerda para direita: ex-Prof. Odorico, não identificada, ex-Profa Aurélia, ex-Prof. Aprígio Carvalho e Prof. Sérgio Paiva (nessa época aluno do curso).

Figura 5. Aulas de Química Experimental nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70.

Aulas de Química Experimental nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70.

Figura 6. Aulas de Química Experimental nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70. Na foto de óculos escuros Profa Maryone.

 Aulas de Química Experimental nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70. Na foto de óculos escuros Profa Maryone.

No início da década de 80, com base nas discussões de ANFOPE (Associação Nacional pela Formação de Professores de Educação), a UNICAP procedeu a uma ampla revisão no seu projeto de formação de docentes, na perspectiva da educação como tarefa transformadora, e o professor como “educador, consciente, ativo, competente e comprometido com a realidade educacional”. Naquela época, para atender às demandas do mundo educacional, todos os componentes curriculares (ementas e conteúdo) foram atualizados, além do mais, foi criada a disciplina Introdução à Educação com o objetivo de oferecer um lastro para o currículo do curso, na esteira da educação transformadora.

Figura 7. Aulas de Química Analítica Instrumental nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70

Aulas de Química Analítica Instrumental nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70

Figura 7. Aulas de Físico-química nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70. Na foto, Prof. José Angelo Camarotti (segurando um objeto metálico).

Aulas de Físico-química nos recém-inaugurados laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia nos anos 70. Na foto, Prof. José Angelo Camarotti (segurando um objeto metálico).

A estrutura curricular dos anos 80 permaneceu em vigor até 1998, quando, para atender ao artigo 65, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, que estabelece “a formação docente, exceto para educação superior, incluirá prática de ensino no mínimo de 300 (trezentas) horas”. Foram criadas disciplinas complementares, de forma que todos os alunos tivessem oportunidade de vivenciar essa carga-horária de prática pedagógica.

Figura 8. Alunos do curso de Licenciatura em Química participando de uma visita técnica ao museu interativo “Espaço Ciência” (esquerda) e alunos participando das atividades pedagógicas do curso (direita).

Alunos do curso de Licenciatura em Química participando de uma visita técnica ao museu interativo “Espaço Ciência” (esquerda) e alunos participando das atividades pedagógicas do curso (direita).

Em 2002, a discussão sobre a formação do professor de química foi incorporada, em conjunto com as demais licenciaturas da UNICAP, ao debate nacional, voltado para formar o profissional de educação básica, em curso de nível superior. Desse debate, resultou o Currículo 45.A.1N orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, decorrente do parecer nº 0001/2011 e aprovado pela Resolução CNE/CP nº 1, de 18/02/2002. De acordo com esse currículo, o curso seria ministrado em três anos e meio, totalizando 2625 horas, em 7 períodos. Em 2006, esse currículo foi alterado para 3005 horas, passando para 8 períodos e com denominação 45.A.7N Novamente em 2010, houve uma nova alteração para incluir Libras como disciplina obrigatória, levando ao atual currículo, que foi denominado Currículo 45.A.8N.

Figura 9. Aulas de química analítica qualitativa, na foto, Prof. Sérgio Paiva.

Aulas de química analítica qualitativa, na foto, Prof. Sérgio Paiva.

Figura 10. Alunos do curso vinculados ao Programa de Iniciação à Docência, na foto a Profa. Lúcia Fernanda e o Prof. Raphael Nascimento.

. Alunos do curso vinculados ao Programa de Iniciação à Docência, na foto a Profa. Lúcia Fernanda e o Prof. Raphael Nascimento.

Figura 11. Aluna desenvolvendo atividades de pesquisa no laboratório de Físico-Química, na foto a aluna Jennifer Alves.

Aluna desenvolvendo atividades de pesquisa no laboratório de Físico-Química, na foto a aluna Jennifer Alves.

Figura 12. Foto comemorativa dos 75 anos de fundação do curso de Licenciatura em Química da UNICAP. Na foto da esquerda para a direita: Jailson Rolim, Prof. José Edson, Prof. Valdemir Alexandre, Profa Galba Takaki, Profa Lúcia Fernanda, ex-Profa Maria Helena, Prof. Hilario Filho, ex-Prof. Roberto Rego, ex-Profa. Maryone Sodre, Prof. Sérgio Paiva, ex-Profa Yana Brandão, Prof. Raphael Nascimento, Profa. Leonie Sarubbo, Prof. Carlos Alves, ex-Prof. João Pedro, Profa Arminda Saconi, Prof. AprígioCarvalho, Profa. Roziana Jordão, ex-Prof. Melquiades, auxiliares de laboratório: Sérgio Botelho e Francisco (Chicó).

Foto comemorativa dos 75 anos de fundação do curso de Licenciatura em Química da UNICAP. Na foto da esquerda para a direita: Jailson Rolim, Prof. José Edson, Prof. Valdemir Alexandre, Profa Galba Takaki, Profa Lúcia Fernanda, ex-Profa Maria Helena, Prof. Hilario Filho, ex-Prof. Roberto Rego, ex-Profa. Maryone Sodre, Prof. Sérgio Paiva, ex-Profa Yana Brandão, Prof. Raphael Nascimento, Profa. Leonie Sarubbo, Prof. Carlos Alves, ex-Prof. João Pedro, Profa Arminda Saconi, Prof. AprígioCarvalho, Profa. Roziana Jordão, ex-Prof. Melquiades, auxiliares de laboratório: Sérgio Botelho e Francisco (Chicó).